FLUXO DE CAIXA

O que é fluxo de caixa?

De forma simples, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Para fazer o seu, basta criar um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto ou recebido pela sua empresa em um determinado período de tempo.

 

O que devo registrar no fluxo de caixa?

  • Todas as previsões: tanto as previsões de gastos fixos, como aluguel, conta de luz e de água, quanto as previsões de recebimentos futuros, por exemplo, parcelas a receber, vendas planejadas, entre outros;
  • Todos os recebimentos (vendas): não se trata só de vendas. Pode, por exemplo, haver recebimento de rendimento de aplicações;
  • Todos os pagamentos (compras): não se trata só de compras. Pode, por exemplo, haver pagamento de despesas bancárias e pagamento de impostos.


Por que é importante manter um fluxo de caixa?
É com o auxílio desse relatório que você pode prever algumas situações financeiras e planejar de forma organizada como resolver problemas, reduzir despesas, desencalhar estoques, realizar investimentos, negociar dilatação de prazo com um fornecedor, solicitar empréstimos e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras sejam minimizadas ou evitadas.

 

Qual o período ideal para fazer essa análise?
Seu processo de análise pode ser diário, semanal ou mensal. Recomenda-se, no entanto, que a existência do saldo final seja confirmada diariamente.

Saldos negativos devem ser analisados para descobrir as causas (atraso nos recebimentos, alta taxa de inadimplência, queda nas vendas, prazo de recebimento muito longo e prazo de pagamento curto, etc).

Saldos positivos elevados também sugere a necessidade de melhorar a organização financeira, pois a empresa pode estar deixando de receber juros em aplicações ou de negociar melhores condições de pagamento junto a fornecedores.

Clique aqui para baixar uma planilha que auxiliará na elaboração do seu fluxo de caixa.