Ao abrir uma empresa surgem diversas dúvidas e a grande parte delas está relacionada a parte contábil, sendo assim, separamos as principais dúvidas contábeis para que você entenda tudo antes mesmo de abrir sua empresa, confira:
Endereço sede da Empresa
Obrigatório para toda pessoa jurídica (incluindo o microempreendedor individual – MEI), será a localização oficial da empresa em termos legais. Para oficializar o local é preciso que o imóvel seja do próprio empreendedor ou que possua a autorização do proprietário, pois somente nestes casos será possível realizar a legalização da empresa na Receita Federal.
Como alternativa, também já existem diversos escritórios de coworking que disponibilizam seus endereços para esta finalidade, no caso, embora os negócios não ocorram necessariamente no local, tudo relacionado a empresa é enviado e registrado no local.
Quadro de Sócios
É necessário definir quem serão os sócios e quais serão as proporções de participação de cada um dos sócios na empresa. Assim é possível definir a formação do Capital Social e a sua estrutura de participação.
Lembrando que sócios é alguém que se alia a outra pessoa ou entidade em busca de um objetivo comum nos negócios. O termo implica em parceria, o que significa que os aliados caminharão juntos, de alguma forma. Ser sócio de uma empresa implica em ser dono de parte (ainda que mínima) dela.
Com indicação dos sócios é necessário definir a Natureza Jurídica da Empresa. Entre as várias alternativas destacamos: Empresário Individual, Empresa de Sociedade Limitada e Sociedade Anônima.
Contrato Social
Também conhecido como certidão de nascimento de uma empresa, o Contrato Social de uma empresa, lá vão estar reunidos todos os dados mais importantes como: quem são os sócios, qual o endereço da sede, quais os deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação, entre várias outras coisas!
Qual regime tributário escolher
Existem 3 tipos de regime tributário no Brasil: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Clique aqui e saiba mais sobre cada um deles.
Ramo de atividade: qual é o seu?
O ramo de atividade é o que define a área em que a sua empresa irá atuar. É por isso que podemos dizer que ele ajuda a definir, também, o seu produto ou serviço. Pode-se afirmar, ainda, que o ramo de atividade é a primeira escolha a ser feita quando se decide abrir uma empresa.
Muitas vezes ele é definido, inclusive, bem antes da decisão de empreender: o empreendedor gosta de uma atividade ou tem afinidade com alguma área ou bom conhecimento técnico e daí surge a percepção da ideia empreendedora.
Definidos o Ramo da Atividade já é possível visualizar o Objeto Social da sua empresa. No objeto social determina-se o que a empresa pretende executar como atividade econômica para geração de receitas ao negócio. A definição do propósito econômico influencia diretamente na estrutura geral da empresa, portanto, a descrição do objeto social deverá ser precisa e detalhada para as atividades a serem desenvolvidas, mencionando gênero e espécie. Por exemplo, “Comércio varejista de peças de vestuário, calçados e acessórios”.
As atividades definidas que irá exercer será ajustada em códigos, denominados CNAE’s (Cadastro Nacional de Atividades), que é apenas a classificação oficial adotada pelo Sistema Estatístico Nacional do Brasil e pelos órgãos federais, estaduais e municipais gestores de registros administrativos e demais instituições do Brasil.
Orçamento
Por fim, é necessário definir um fluxo de caixa, com uma previsão de geração de receitas e previsão dos gastos. Aqui não deve ser levado em conta apenas despesas como a folha de pagamento e aluguel, mas até mesmo elaborar uma planilha que informe os gastos mensais, folha de pagamento, aluguel, despesas de água, luz e internet e até mesmo investimentos que serão realizados nos próximos meses.